ASPECTOS HISTÓRICOS DA ESCOLA

 

         A Escola Crescêncio Martins, com sede na Rua Coronel Firmino Martins, nº 1144, Centro, na cidade de Clevelândia/Pr  surgiu da ideia de um grupo de pais  interessados em propiciar a seus filhos ensino de excelência com uma aprendizagem atualizada e eficaz.

          Criou-se a Associação Cultural Crescêncio Martins no dia 26 de novembro de 1989. A principio sem sede própria, desenvolvia suas atividades nas dependências do Clube Cultural Clevelandense, atendia crianças de pré-escola intitulando-se Sítio do Pica-Pau-Amarelo.

        Tendo como Diretora a Senhora Cleuza Mariza Agostini Deud, que, juntamente com os pais e mães das crianças desta pré-escola resolveram lutar por um espaço próprio onde pudesse ser instalada a Escola.

         A pré-escola Sítio do Pica-Pau Amarelo foi construída com madeira doada por dona Dora Martins viúva do Senhor Crescêncio Martins, 20º prefeito de Clevelândia (gestão 1945 – 1951). Tinha como professora a Sra. Maria Seli da Cruz Santos.

      Foi formada a Associação de Pais visando arrecadar fundos para compra de terreno e posterior construção da Escola, deu-se o nome de Crescêncio Martins em homenagem a sua atuação como prefeito que saldava os salários dos professores municipais com seus próprios honorários em virtude da arrecadação do município não cobrir a folha de pagamento. Sua postura em prol da educação do município foi honrada com o seu nome dado a Associação mantenedora e mais tarde a Escola.

        A Associação adquiriu um terreno dos herdeiros de Antônio Albino Sobrinho, sendo programado um regime gradativo de séries. Contava inicialmente com 6 (seis) salas de aula, quadra de esportes aberta, sessão administrativa e a cantina, a ampliação trouxe mais biblioteca, laboratório, jardim para lazer e recreação, cobertura da quadra, salas específicas para jardim de infância.

      Essa estrutura foi possível graças ao sistema de cooperativismo, onde todos trabalham em benefício comum.

       A Escola teve na sua Direção a Professora Maria Cristina Deud – gestão 1989/1991, Professora Jussara Sardá Danguy – gestão 1991/1994, Professora Denise Toledo gestão 1994/1995, professora Tereza A Poy Arnt gestão 1995/2000, Professora Terezinha Simionato Bertotti gestão 2001,2002/2004 Tereza A Poy Arnt, Janete Dall Agnol Câmara 2004/2007. Rozane Mezomo 2009/2011 Elizandra Lazarini 2011/2012 e atualmente a direção esta sob responsabilidade da professora Denise Toledo. As gestões das diretoras foram marcadas pelo intuito de promover uma educação que dê primazia ao ensino e empenho em fornecer qualidade e satisfação ao aluno e pais. 

         Atualmente ofertamos Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Treinamentos desportivos, aulas de robótica, entre outros projetos e melhorias tanto no espaço físico como no material humano são os objetivos da Associação.

         Associação mantenedora elege por dois anos seu Presidente, este se encarrega da parte administrativa e da escolha da Direção e corpo docente.

Imagem3.jpg

 AMIGOS DA

 NOSSA CULTURA