
CAMPANHA

A INFORMAÇÃO É UMA ARMA FUNDAMENTAL NESSA BATALHA.
COMPARTILHE ESTA PÁGINA E SEU CONTEÚDO!
A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.





VACINAÇÃO - CLEVELÂNDIA
GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

LOCAL DE VACINAÇÃO
APAE - Ao lado do posto de Saúde central, bairro Aeroporto. Horário: 8:00h às 11h30 e das 13:00h às 16h30.
VACINÔMETRO
POSIÇÃO EM: 01/08/2021

DECRETOS: COVID-19
CONSCIENTIZAÇÃO
MATERIAL PARA COMPARTILHAR!
PARTICIPE, COMPARTILHE...
MARÇO - 2021
ABRIL - 2021
MAIO - 2021
A COVID-19: MITOS E VERDADES
FATO: Pulverizar ou passar água sanitária (ou outro desinfetante) no corpo NÃO protege contra COVID-19 e é perigoso.
Nunca pulverize ou passe água sanitária (ou outro desinfetante) no seu corpo. Essas substâncias são tóxicas se ingeridas e podem causar irritação e danos à pele e aos olhos.
Água sanitária e desinfetantes só devem ser usados com cuidado para desinfetar superfícies. Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance das crianças.
FATO: Ingerir bebidas alcoólicas NÃO protege contra COVID-19 e pode ser perigoso.
O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de problemas de saúde.
Comer alho pode ajudar a prevenir a COVID-19?
O alho é um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas.
No entanto, não há evidências de que comer alho proteja as pessoas da doença.
Antibióticos são eficazes na prevenção e tratamento do novo coronavírus?
Não, os antibióticos são eficazes apenas contra bactérias, não contra vírus.
A COVID-19 é causada por um vírus. Logo, os antibióticos não devem ser usados para sua prevenção ou tratamento. Porém, pacientes hospitalizados com a doença podem receber antibióticos para tratar infecções bacterianas concomitantes.
FATO: Tomar banhos quentes NÃO previne contra a COVID-19
Tomar banhos quentes não previne que você pegue a COVID-19. Independentemente da temperatura do chuveiro ou banheira, sua temperatura corporal permanece em torno de 36,5°C e 37°C. Na verdade, tomar banho com a água muito quente pode causar queimaduras.
A melhor maneira de se proteger contra a COVID-19 é limpar as mãos frequentemente. Assim, você elimina os vírus que possam estar nas suas mãos e evita se infectar ao tocar seus olhos, boca e nariz.
Beber muita água pode proteger da COVID-19?
Manter-se hidratado com água adequada ao consumo é muito importante para a saúde, mas isso não previne a infecção pelo coronavírus.
Se você tiver febre, tosse seca e dificuldade de respirar, busque atendimento médico imediatamente.
Beber muita água pode proteger da COVID-19O novo coronavírus pode sobreviver em climas quentes e úmidos?
Onde quer que você viva, independentemente do clima da sua cidade, é importante seguir e manter medidas de proteção como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com cotovelo dobrado ou lenço de papel.
FATO: Clima frio e neve NÃO matam o vírus da COVID-19
Não há razões para acreditar que o clima frio mate o novo coronavírus ou outras doenças.
Independentemente da temperatura externa ou do clima, a temperatura do corpo humano permanece em torno de 36,5°C e 37°C.
A maneira mais eficaz de se proteger contra o novo coronavírus é limpar frequentemente as mãos com álcool em gel ou lavá-las com água e sabão.
Clorito de sódio pode prevenir ou curar a COVID-19?
Além de não prevenir ou curar a doença, o uso desta solução mineral é perigoso. Se você está bebendo clorito de sódio, deixe de fazê-lo imediatamente.
Informe-se por meio de fontes confiáveis, como o site da OPAS/OMS Brasil. Evite comprar ou utilizar produtos que não são registrados pelas autoridades sanitárias.
FATO: Os corticoides (dexametasona e hidrocortisona) são recomendados para pacientes de COVID-19 graves e críticos sob supervisão médica.
Uma revisão de oito estudos randomizados com mais de 7 mil pacientes descobriu que o tratamento sistêmico (intravenoso ou oral) reduz a mortalidade entre este grupo.
Porém, a OMS NÃO recomenda o uso de corticoides para pacientes não graves, pois isso pode aumentar o risco de complicações e efeitos adversos
O que devo usar para limpar as superfícies e me proteger da COVID-19?
Use água e sabão/detergente ou álcool 70%. Em caso de limpeza de banheiros, cozinhas e outros espaços da casa, utilize os mesmos desinfetantes domésticos comuns que usa regularmente.
Sempre proteja suas mãos com luvas de borracha, por exemplo, ao usar esses produtos. Dilua a água sanitária com água, de acordo com as instruções da embalagem.
O uso de enxaguante bucal pode proteger da COVID-19?
Não existem evidências que comprovem isso.
Algumas marcas de enxaguante bucal podem eliminar certos microrganismos da saliva por alguns minutos. No entanto, isso não significa que eles
protejam contra a infecção por COVID-19.
Expor-se ao sol ou temperaturas acima de 25°C pode prevenir ou curar a COVID-19?
Você pode pegar COVID-19 independentemente de quão ensolarado ou quente o clima esteja.
Países com climas quentes também notificam casos da doença. Para se proteger, lave frequentemente as mãos com água e sabão, evite tocar no rosto, cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, use máscara facial quando for solicitado e evite aglomerações.
FATO: Lâmpadas ultravioleta (UV) NÃO devem ser usadas para desinfetar as mãos ou outras áreas da pele.
A radiação ultravioleta pode causar irritações na pele e danos aos olhos.
Limpar as mãos com álcool em gel ou lavá-las com água e sabão são as maneiras mais eficazes de eliminar o vírus da COVID-19.
Usar luvas de borracha ao sair de casa é efetivo para prevenir a COVID-19?
O que mais pode te proteger da doença é lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
Mesmo usando luvas, você pode, sem querer, acabar tocando seu rosto e se infectar pelo novo coronavírus.
O uso prolongado de máscaras pode causar intoxicação por CO2 ou deficiência de oxigênio?
Usar máscaras pode até ser desconfortável, mas não leva a nenhum destes dois quadros.
Ao utilizar o acessório, assegure-se de que caiba em seu rosto e esteja justo o suficiente para permitir que você respire normalmente. Não reutilize máscaras descartáveis e sempre que a sua começar a ficar úmida, troque por outra.
O coronavírus afeta somente pessoas mais velhas ou jovens também podem contrair o vírus?
Pessoas de todas as idades podem ser infectadas pelo novo coronavírus.
Idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes (como asma, diabetes e doenças cardíacas) têm maior probabilidade de ficar gravemente doentes com o vírus.
A recomendação da OMS é que pessoas de todas as idades sigam as medidas de proteção, como limpar bem as mãos frequentemente e seguir bons hábitos de higiene.
FATO: Prender a respiração por mais de 10 segundos sem tossir ou sentir desconforto NÃO significa que você está livre da COVID-19 ou outras doenças pulmonares.
Os sintomas mais comuns da COVID-19 são tosse seca, cansaço e febre. Algumas pessoas chegam a desenvolver formas mais graves da doença, como pneumonia.
A melhor maneira de confirmar se você tem COVID-19 é com um teste de laboratório. Prender a respiração não comprova que alguém tenha o vírus e pode até ser perigoso.
É possível se recuperar da COVID-19?
Contrair a doença não significa que você a terá para sempre. A maioria das pessoas que tiveram a doença podem eliminar o vírus de seus corpos e se recuperar.
Se você tiver a doença, certifique-se de tratar os sintomas. Se você apresentar tosse seca, febre e/ou dificuldade de respirar, busque atenção médica o mais rápido possível. Grande parte dos pacientes se recuperam graças aos cuidados de apoio.
Reduza seu risco de infecção pelo coronavírus
Limpe as mãos frequentemente com álcool em gel ou água e sabão.
Ao tossir ou espirrar, cubra sua boca e nariz com o cotovelo dobrado ou um lenço de papel. Jogue o lenço fora imediatamente e lave as mãos.
Evite contato próximo com qualquer pessoa que tenha febre ou tosse.
Lavar o nariz regularmente com solução salina pode prevenir a COVID-19?
Não existem evidências de que lavar o nariz com soluções salinas impeça que as pessoas tenham a doença.
Há apenas evidência limitada de que isso pode ajudar pessoas a se recuperarem mais rapidamente de um resfriado comum. Apesar disso, a lavagem regular do nariz não demonstrou prevenir infecções respiratórias.
Sapatos podem transmitir o vírus da COVID-19?
Como medida de precaução, recomenda-se deixar os sapatos na entrada de casa, especialmente se bebês e crianças pequenas engatinham ou brincam no chão. Isso evita o contato com sujeiras e resíduos na sola dos sapatos.
Os scanners térmicos são eficazes na detecção de pessoas com febre (ou seja, com temperatura corporal acima do normal).
Porém, não detectam pessoas que estão infectadas com COVID-19.
Existem muitas causas para a febre. Ligue para seu provedor de saúde se precisar de assistência ou procure atendimento médico imediato caso tenha febre e more em uma área com incidência de malária ou dengue.
Secadores de mãos são eficazes para matar o novo coronavírus?
Não. Os secadores de mãos não são eficazes para matar o vírus da COVID-19.
Para se proteger, limpe as mãos regularmente com álcool em gel ou lave-as com água e sabão. Em seguida, seque bem as mãos usando toalhas de papel ou um secador de ar quente.
Suplementos de vitaminas e minerais são capazes de prevenir e curar a COVID-19?
Micronutrientes como as vitaminas D e C e zinco são essenciais para um bom funcionamento do sistema imunológico, mas não há orientação sobre o uso de suplementos para a prevenção e/ou tratamento da COVID-19.
A OPAS e a OMS coordenam esforços para desenvolver e avaliar medicamentos potencialmente capazes de tratar a infecção.
As vacinas para animais contra o coronavírus protege humanos da COVID-19?
As vacinas animais não devem ser aplicadas em humanos, pois podem causar efeitos colaterais locais e sistêmicos.
Os coronavírus pertencem a uma grande família de vírus que circulam entre animais silvestres e domésticos, mas saiba que o vírus identificado em
cachorros e gatos não são transmissíveis aos seres humanos.
Vacinas contra pneumonia protegem do novo coronavírus?
Não. As vacinas contra pneumonia, como a pneumocócica e Haemophilus influenzae tipo B (Hib), não fornecem proteção contra o novo coronavírus.
O vírus é tão novo e diferente que exige sua própria vacina. Com o apoio da OMS, pesquisadores estão desenvolvendo vacinas específicas contra o vírus da
COVID-19. Embora essas vacinas não sejam eficazes contra a COVID-19, elas são altamente recomendadas para proteger você de outras doenças respiratórias.
TELEFONES IMPORTANTES
UNIDADE SENTINELA
Localizado no centro de saúde municipal Antoio Selso Bortolini
(46) 9 8407 0425 / (46) 9 8403 0326
SAMÚ
Para atendimentos emergenciais em casa
192
DISQUE DENUNCIA
Especialmente para denúncias sobre aglomeração
(46) 8403-1196 / (46) 8401-5830