Buscar

Clevelândia: Justiça Eleitoral promove auditoria da urna eletrônica

07/11/2020

Por Loidi Ferst

Contato: lex.jornalismo@gmail.com


Na tarde deste sábado (07), aconteceu na 47ª Zona Eleitoral de Clevelândia, que também atende o município de Mariópolis, auditoria para verificação da autenticidade e integridade dos sistemas da urna eletrônica. Estiveram presentes: Juiz de Direito Dr. Antonio José Silva Rodrigues; Promotora Nara Mirella Leal Palrinhas; Presidente da AOB – Palmas Dr. Maurício de Freitas Silveira; Analista do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Jaqueline Bonaldi Sgarbi; representantes dos partidos políticos, candidatos e demais colaboradores da Justiça Eleitoral.

O procedimento é mais uma ação da Justiça Eleitoral para atestar a segurança e a transparência da urna eletrônica. A auditoria consiste na emissão, para conferência pública, dos relatórios dos sistemas que estão instalados nas urnas eletrônicas, permitindo comprovar que eles estão íntegros e correspondem, integralmente, aos informados no site do TSE.


O procedimento, que ocorre em todas as unidades federativas, verifica urnas previamente sorteadas. A atividade é acompanhada pelas autoridades e demais presentes. As urnas auditadas foram escolhidas uma de cada município - Clevelândia e Mariópolis -.

Foi acompanhado, também, a emissão da zerésima, relatório impresso antes da votação e que comprova não existirem votos registrados na urna eletrônica.


Está quase tudo pronto para as eleições municipais 2020.


Confira a entrevista do Presidente da AOB – Palmas Dr. Maurício de Freitas Silveira.












Confira a entrevista da Jaqueline Bonaldi Sgarbi


INFORMATIVO

Veja Também

19.06.png
Lôgo - Azul-min.png
Imagem3.jpg

 AMIGOS DA

 NOSSA CULTURA