top of page
Buscar

Clevelândia - Tecnologia e pioneirismo no agronegócio



A tecnologia do agronegócio tem se mostrado uma grande aliada para quem busca uma produção mais sustentável, capaz de adotar soluções inovadoras e eficientes.


Neste contexto, a sustentabilidade tornou-se cada vez mais importante para o setor, pois é fundamental encontrar práticas que reduzam estes impactos e garantam a viabilidade dos negócios a longo prazo.


Os drones fazem parte da tecnologia agrícola que deverá mudar a vida no campo nos próximos anos devido aos diversos benefícios e facilidades que proporcionam.

Os equipamentos passaram a ser utilizados para otimizar a gestão e aumentar a produtividade no campo.


No Brasil o uso do drone é regulamentado pelo Ministério da Agricultura (MAPA), que reconhece seu uso na aplicação de defensivos agrícolas, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.

Para o empresário e agricultor clevelandense, Gilberto Mezzomo, que é o pioneiro no uso desta tecnologia no município, “as principais vantagens desse tipo de equipamento no campo são sua capacidade de capturar imagens de alta qualidade e de monitorar diversos aspectos da fazenda, aplicar diferentes insumos além de gerar dados que facilitam a tomada de decisão, entre outras funções.”


“Com a ajuda dos drones, os produtores têm mais condições de melhorar o monitoramento e o manejo das culturas”, disse. “Com o uso de drones fica mais fácil obter informações sobre o estado das plantas e lidar apenas com áreas específicas da cultura que não estão como o esperado. Torna-se prático porque o produtor não precisa intervir em toda a plantação, então nós conseguimos economizar tempo e investimento, e aumentar a produtividade."


“Outra vantagem muito importante é que a pulverização com drones é, em média, mais rápida do que a pulverização convencional, aumentando a eficiência do processo. A pulverização com drones representa uma economia muito grande porque, diferentemente das máquinas agrícolas convencionais, eles não causam danos às culturas, como compactação do solo e amassamento das culturas.”


“Com o auxílio do drone, o produtor tem maior facilidade para melhorar o monitoramento, a gestão e o manejo da lavoura.” Disse ao Portal Meiga Terra Sudoeste.


Imagens: Uso de drone na propriedade de Gilberto Mezzomo


留言


bottom of page