top of page
Buscar

Colégio Cívico Militar de Clevelândia recebe diretor Militar Sérgio Schreiner

03/02/2023

Texto escrito pelo diretor Militar Sérgio Schreiner


A implantação do modelo nas instituições de ensino é feita a partir de consulta pública com a comunidade escolar.

Charlote Binotto, diretora auxiliar; Tânia Camargo diretora geral e diretor militar Sérgio Schreiner.

O Colégio Cívico Militar Presidente Castelo Branco foi contemplado desde o início da implantação do programa no estado do Paraná. Desde então, a professora Tânia do Rocio Fernandes Camargo assumiu a diretoria geral da Instituição, sendo auxiliada eventualmente por militares da ativa, permanecendo em aberto vagas de militares CMEIV (Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários) até o dia 31 do último mês, quando o colégio passou a contar com o militar da reserva remunerado Sargento Sergio Schreiner, designado a ocupar a direção militar ao lado da professora Tânia (Diretora Geral) e da professora Charlote Binotto, (diretora auxiliar) nesta instituição de ensino.


O Sargento Sergio, desenvolveu sua carreira policial militar em diversas cidades da Região Sudoeste, ocupando funções operacionais, comando e sargenteação de destacamentos e pelotões. Também trabalhou efetivamente na área de ensino, desenvolvendo o Programa de Prevenção e Combate às Drogas e à Violência (PROERD), como também patrulheiro escolar, por período de dez anos. Atualmente, após processo seletivo, assumiu a função de Diretor Militar do Colégio Cívico Militar Rui Barbosa na cidade de Pato Branco, permanecendo todo o ano letivo de 2022.


A chegada do Sgt. Sergio no Colégio Castelo Branco, visa agregar ainda mais pontos positivos na formação educacional e civilidade dos alunos.


Vale ressaltar que o Colégio Cívico Militar Presidente Castelo Branco, mesmo sem contar com um militar efetivo, nos últimos anos conquistou destaque e reconhecimento perante a comunidade clevelandense, como também, citado como referência no âmbito estadual por atividades desenvolvidas e resultados conquistados.


Colégios Cívicos Militares

Os Colégios Cívicos Militares do Estado Paraná foram instituídos pela Lei 20338/2020, que no seu Artigo 2º apresenta como um dos princípios “a promoção dos direitos humanos e cívicos, respeito à liberdade e o apreço à tolerância como garantia do exercício da cidadania e do compromisso com a superação”, permitindo que o educando seja capaz de entender os princípios éticos de respeito aos direitos humanos, à proteção à dignidade humana, o zelo pelos direitos fundamentais de toda a comunidade escolar e à diversidade.


Pelo exposto, a presente proposta objetiva contribuir para o aprimoramento da qualidade da Educação Básica nos Colégios Cívico Militares do Estado do Paraná por meio da Unidade Curricular de Cidadania e Civismo, ampliando a consciência crítica e a compreensão do conceito de cidadania, refletindo na sua prática como cidadão.


A Unidade Curricular de Cidadania e Civismo visa contribuir de forma que a educação escolar se efetive como uma estratégia, favorecendo a construção da cidadania e a participação ativa na sociedade.


Diante da necessidade de uma prática educacional que considera o papel transformador do indivíduo e sua realidade social, compreendendo seus direitos e deveres, os conhecimentos científicos trabalhados na disciplina estão alinhados à formação comum para o pleno exercício da cidadania, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.


Sua abordagem deve contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, permitindo a apropriação de conceitos, mudanças de atitudes e ações em que cada estudante participa de forma autônoma na comunidade em que está inserido.




bottom of page