top of page
Buscar

Comitiva da AMSOP se reúne com o Governo do Paraná

11/11/2023

Da Redação



Na última terça-feira, 07 de novembro, uma comitiva da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto, se reuniu com o secretário da Casa Civil do Paraná, João Carlos Ortega, no Palácio Iguaçu, para definir o auxílio do governo do Estado aos municípios do sudoeste que foram atingidos pelas chuvas volumosas do fim de outubro e início de novembro.


Na ocasião, o secretário informou que, cada município que decretou situação de emergência ou estado de calamidade pública, deve criar um fundo municipal para calamidades públicas, para que possa receber repasses diretos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas. Sancionado pelo governador Ratinho Junior, no último dia 31/10, e que colocou à disposição R$ 50 milhões para reparos emergenciais de estradas, pontes, bueiros, compra de óleo diesel para máquinas e recursos para a Defesa Civil.


No sudoeste, decretaram situação de emergência os municípios de Ampére, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Dois Vizinhos, Enéas Marques. Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola D’Oeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Realeza, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Verê, Bom Sucesso do Sul, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina. Já o município de Clevelândia decretou estado de calamidade pública.


Na comitiva, também estiveram o vice-presidente da Amsop e prefeito de Pranchita, Eloir Lange, e os prefeitos Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu). Edson Cenci (Chopinzinho), Elídio Zimerman (Mangueirinha), Edsom Bagetti (Pérola D’Oeste), Paulo Casaril (Realeza), Fernando Cadore (Salto do Lontra), Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos) e Marciano Vottri (Vitorino).

Comments


bottom of page