top of page
Buscar

Câmeras instaladas nos parques ambientais de Clevelândia capturam animais silvestres

26/01/2023

Assessoria


As câmeras fotográficas, chamadas de câmeras-trap, instaladas nas três áreas de conservação de Clevelândia: os parques Tamarino de Ávila e Silva, Mozart Rocha Loures e Antônio Sansão Pacheco, registraram no ano de 2022 várias espécies da fauna silvestre da região.


No monitoramento contínuo foi possível catalogar: Pica- Pau no Tarumã, Veado-catingueiro, Vara de javalis (grupo de javalis desde filhotes) Puma (segundo maior felino do Brasil), gralha azul, graxaim, jacu, entre outros.


Os Parques têm mostrado sua importância no meio ambiental e na preservação da biodiversidade, contribuindo em estudos pela Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente - FAMA, das espécies que vivem nas matas, tanto exóticas, como nativas. Dessa forma será possível criar um catálogo das espécies que vivem na região, melhorando as políticas locais de conservação.


As câmeras fotográficas foram adquiridas pela Administração Municipal, através de recursos da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. O equipamento, que dispara de forma automática ao detectar movimentos foram instaladas próximas às fontes de alimentação e hidratação dos animais, como: córregos, nascentes, árvores e arbustos frutíferos.






bottom of page