Buscar

Educação a distância

08/05/2020

*Graduada em História com especialização em História Social, Metodologia do Ensino de História - PDE em História Ambiental. 

Graduada em Pedagogia com especialização em Sala de Recurso Multifuncional

Atua como docente no Colégio Estadual Abílio Carneiro e no Colégio Agrícola Assis Brasil – Clevelândia/Pr    

Alice Kachuki*

Você aí, já ouviu falar sobre cursos por correspondência? Ah, talvez não.  Minha geração anos 1970/80 ouviu e muito. Recordo que folheava o catálogo de opções do INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO e fantasiava qual fazer. Divagava (infante que era) como seria estudar por correspondência.

De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), a história da educação a distância no Brasil começou em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um anúncio nos classificados oferecendo curso de datilografia por correspondência. A partir desse registro, vários outros fatos aconteceram. Em 1995 é criado o Centro Nacional de Educação a Distância. De lá pra cá a história da educação a distância no Brasil só tem sido fortalecida por melhores infraestruturas e regulamentação. Na atualidade a web - rede mundial de comunicação é referendada como principal veiculadora com oferta variada no quesito necessidade, preferência e custo benefício. 

O ano de 2020 começou nos assustando com uma pandemia de proporções avassaladoras, fazendo com que esse modelo de ensino chegasse aos mais remotos lares, para que, mesmo isoladas, nossas crianças possam ter acesso ao estudo. Minha reflexão aqui, parte da premissa que a pandemia fez com que, governos e suas secretarias de educação, recorressem a essa prática para não perder o ano letivo, pois dentro da legislação vigente, precisamos ofertar 800 horas de estudo aos nossos alunos.  

Estamos preparados? Temos os recursos necessários? A incerteza e angústia que permeia muitos educadores, pais e alunos está relacionada com a perda da zona de conforto, pois sendo parte da condição humana a socialização, construímos uma rotina e necessitamos do contato humano. A novidade causa primeiramente uma forte rejeição. Estamos construindo de forma colaborativa essa realidade momentânea de estudar a distância, porém, nós professores, não publicamos as atividades no Classroom do Google. Elas são programadas e lançadas por Bots. Bot é a versão resumida da palavra de língua inglesa robot. É uma ferramenta automatizada que executa uma série de funções pré-programadas. Normalmente, está associada a inteligência artificial e busca interagir simulando a forma de pensar humana. Como as atividades são lançadas dessa forma, há uma sobrecarga de tarefas causando maior aflição nos professores e nos alunos que se angustiam e desejam a volta da rotina escolar.

Outra questão é pensar na sociedade díspare que possuímos. Nem todos terão os multimeios e saberão acessá-los. Os familiares poderão não conseguir auxiliar. Como professora da Rede Estadual de Educação, minha angústia está vinculada com a capacidade que meus alunos terão de ter disciplina e comprometimento com os estudos. 

O pátio da Escola traz consigo variantes de pessoas e seus históricos sociais, econômicos e emocionais, estudar sozinho requer paciência e temperança. A Escola é para muitos o local de encontrar amigos, ter acesso a comida e lazer, sendo o aprendizado sistematizado do currículo escolar algo considerado secundário para alguns. Em contrapartida, aquele que gosta de aprender tendo o professor como mediador do processo se ressentirá dessa ausência.  Reclama pai, reclama filho, reclama professor, reclama...... 

Na Escola se desenvolve o sentimento de pertencimento e dessa maneira se naturaliza o reconhecimento do indivíduo como cidadão. Nesse sentido, perante essa condição de estudo a distância, longe da segurança do universo escolar, as dificuldades florescerão, caberá aos educadores serem os mediadores e articuladores, tendo a família como parceira para o êxito do processo. 


Referência bibliográfica: 

Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Associação Brasileira de Educação a Distância. 2011. http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf

https://www.institutouniversal.com.br/

https://blog.cedrotech.com/o-que-e-um-bot-entenda-como-funciona/

INFORMATIVO

Veja Também

19.06.png
Lôgo - Azul-min.png
Imagem3.jpg

 AMIGOS DA

 NOSSA CULTURA