top of page
Buscar

Maio, mês que Zenon Siqueira de Arruda completaria 100 anos

17/05/2022

Por Loidi Ferst

Para quem teve o prazer de conhecê-lo sabe o quanto era prazeroso ouvir as histórias e estórias de quando era mais moço, infelizmente o senhor simpático nos deixou no dia 19 de março de 2018, aos 95 anos. Faleceu em Clevelândia, foi enterrado com uma bandeira do Tabu, time do coração, o qual foi um dos fundadores.


Zenon Siqueira de Arruda, natural de Clevelândia - PR, nasceu no dia 15 de maio de 1922, neste mês completaria 100 anos, também conhecido como Dedé, ou Papa de Clevelândia, Zenon foi uma figura conhecida e querida na comunidade clevelandense.


Por muitas vezes foi convidado pelas escolas para relatar aos alunos sobre as histórias de Clevelândia, a batalha de 1925, sobre a tentativa de invasão da cidade por destacamentos da Coluna Prestes e demais fatos que contribuíram para nossa história. Sempre bem-humorado, amigo de todos conhecia muito sobre o município.

Biografia

Filho mais velho de Jonas Aires de Arruda, também natural de Clevelândia e de Maria de Siqueira Arruda, natural de Guarapuava. Sua irmã mais nova, Zilah Arruda Terres, faleceu em Curitiba no ano de 2019 aos 92 anos.

Zenon e demais funcionários municipais na antiga prefeitura.

Estudou até a quarta série do curso primário do antigo Grupo Escolar de Clevelândia. Ao longo de sua vida exerceu várias funções como: engraxate (aos oito anos de idade); celeiro; sapateiro; retalhador de telhas; pintor de casas; cuidador de cavalos, vaca leiteira e comerciante. Até que em 02 de janeiro de 1945 foi nomeado tesoureiro da prefeitura municipal de Clevelândia, e como funcionário público serviu o município por 38 anos. Até aposentar-se aos 61 anos de idade.


Em 20 de dezembro de 1948, aos 26 anos, casou-se com Terezinha da Aparecida Stahlschmidt de Arruda. O casal teve dois filhos, Tehany Arruda (1950-1998), falecida em acidente de carro; e Ubiraci de Jesus Stahlschmidt Arruda. Tendo ainda a filha de coração, Claudete Aguirre Daeuble. Os três filhos lhes deram netos e bisnetos.

Casa Arruda. Campeonato Municipal em 1993.

Desportista, Zenon jogou futebol até os 62 anos de idade, sendo ele o fundador de um dos primeiros times de futebol em Clevelândia. O Botafogo, fundado em 1934, quando Zenon tinha 12 anos de idade. Mais tarde, com a fusão de alguns times foi fundado o TABU Esporte Clube. Além do esporte, Zenon também era ligado à música, tocava pistão, cavaquinho, cantava, era seresteiro, gostava de carnaval, tocou em muitos carnavais, festas religiosas, casamentos, em algumas ocasiões chegou a se apresentar fora do Brasil como Argentina e Paraguai.

Zenon e Dona Tereza.

No dia 13 de novembro de 2020, dona Tereza, a mulher alegre, forte e sempre disposta deixou amigos e familiares, foi enterrada no município de Clevelândia.


Comentários


bottom of page