top of page
Buscar

MUNDO MEU - Em seu livro, o autor Lauro Alcantara Martins fala sobre sua passagem por Clevelândia


Clevelândia, que é uma terra fértil, sempre produziu bons frutos e possui um legado histórico forjado através do tempo e por pessoas que contribuíram e contribuem para a história e cultura do nosso povo, que é transmitida as mais longínquas regiões e territórios.


Entre tantos clevelandenses que merecem menção mundo afora, vamos falar aqui sobre um filho adotivo que, em sua passagem por Clevelândia, aqui viveu momentos, venturas e desventuras, construiu amizades que ainda mantém.


Lauro Alcantara Martins, que hoje reside em João Pessoa na Paraíba, em seu livro MUNDO MEU publicado pela editora Ideia em Janeiro de 2021, dedicou grande parte da obra às narrativas dos acontecimentos do tempo em que aqui viveu, dos bons e saudosos momentos e das pessoas que conheceu e com quem conviveu.


Perguntado pelo Portal Meiga Terra sobre a motivação que culminou com a publicação do livro “MUNDO MEU”, Lauro respondeu:


Como responder esta pergunta sem uma divagação?


“Escrever um livro, e vou falar deste livro que é o primeiro e único, até agora, este livro nasceu do pedido de um escritor de Florianópolis, que está escrevendo um livro sobre seus amigos, inicialmente não respondi, pois achava não ter nada para contar, argumentei que eu não pertencia àquela cidade, e disse ainda, que iria me sentir como uma ave de rapina.

Ele insistiu, e me pediu uma página sobre mim: onde nasci onde estudei, eu abreviei e mandei a ele alguns dados, feito isso continuei pensando, nos caminhos que trilhei, por onde vivi, ai as lembranças foram aos poucos invadindo minha mente, relembrando estórias, vividas, memórias recentes e passadas.


Ainda não sei se o livro tem alguma importância para quem lê, ou se tem para quem escreve.

Ao terminar o livro, não me senti importante. Mas senti a importância de ter escrito.


Senti, visitando um universo dentro de mim em um momento que a covid-19, nos colocou em total isolamento. Ao terminar a escrita não encorajado a publicar dado a sua simplicidade. Pedi para uma professora avaliar e acabou fazendo o prefácio. E aí conclui, Plantei uma arvore, tive quatro filhos e escrevi um livro, e tenho recebido muitos retornos positivos.”


Em conversa franca, entre outros pontos tratados em torno de sua autoria, Lauro ainda deixa claro o desejo pessoal de proporcionar, através da obra autobiográfica, um ambiente favorável a introspecção e a percepção dos verdadeiros valores da vida.


“Meu tempo é feito de paz, minha vida é movida na alegria, meu amanhã é agora, olhando um horizonte, um nascer de dia como um novo tempo, de um novo momento, de fazer uma escolha pela alegria que puder desfrutar, do ar, do verde que enche nossos olhos como a cor da esperança que existe dentro de nós. Não importa se faz sol, ou se a chuva teima em ficar...”

(Texto do livro MUNDO MEU)


"A escrita de vida de Lauro Martins se costura com questões filosóficas, perguntas profundas, memórias sensoriais e descritas com a distinta oralidade de quem é um exímio contador de histórias. Partindo de um relato de parto do ponto de vista do observador, onde se ressignificam termos como o trabalho e a coroa, Lauro se pergunta sobre o sentido da vida, da dor e do sofrimento. Passando pela infância, adolescência e vida adulta, Lauro versa em cada fase da vida sobre a liberdade. Aqui, liberdade é desejo e lente através da qual vê o mundo, enquanto caminha e reverencia sua história, suas idades, as pessoas que cruzaram seu caminho e o amor que levou – e trouxe – consigo de todas essas construções. A narrativa, que no seu próprio texto chama de colcha de retalhos, junta impressões e sentimentos colhidos ao longo da vida com atenção e intenção de quem quer vivê-la da maneira mais genuína e completa. Uma leitura que conforta, traz novas nuances ao luto, apresenta belas camadas complexas da masculinidade e convida os olhos leitores à emoção."

Eliza Araújo - Poeta e mestre em Literatura, Teoria e Crítica



Para adquirir um exemplar autografado

do livro MUNDO MEU

WhatsApp - (83) 9 8186 6655


Comments


bottom of page