Buscar

População idosa representa 12% dos residentes em Clevelândia

01/10/2020

Contato: lex.jornalismo@gmail.com

Hoje (1º), data em que é comemorado o Dia do Idoso, — que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o termo idoso é aplicado a pessoas com mais de 60 anos —, residem no sudoeste do Paraná 68.465 idosos. Essas pessoas representam 10,94% do total da população da região, que é estimada em 625.378 habitantes. Os dados são do Painel Síntese por Município, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Conforme os dados do painel, os municípios de Sulina, Bom Jesus do Sul e Planalto são os que mais possuem idosos em sua população, tendo registrados uma percentagem de ao menos 15% da classe no comparativo total de habitantes. Já Palmas, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha são os que menos contam com idosos em sua população.


Índice de envelhecimento

No Brasil, 28 milhões de pessoas nessa faixa etária — ou 13% da população — estão comemorando a data, um contingente que pede cuidados redobrados. Ainda mais quando se fala em saúde e do aumento considerável dessa população ao longo dos anos.


Projeção do IBGE aponta que, em 2043 um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. A mesma pesquisa revela que a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo assim para o processo de envelhecimento populacional: quando os mais velhos ficam em uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens,


Assim, o índice de envelhecimento — ou seja, a relação entre a porcentagem de idosos e os grupos mais jovens — deve aumentar de 43,19% (dados registrados oficialmente em 2018) para 173,47%, em 2060, segundo a projeção do IBGE. E o que o Brasil está fazendo para cuidar das pessoas mais velhas?


Cidades Amiga do Idoso

Diante do grande número de municípios cadastrados no programa Cidade Amiga do Idoso, a região Sudoeste é referência nacional, e até mesmo internacional, no apoio aos idosos.


Na região, além de Pato Branco, que já é certificado no programa desde 2018, mais dez municípios tornaram-se aptos neste mês a ser Cidade Amiga do Idoso. São eles, Itapejara D’Oeste, Nova Esperança do Sudoeste, Renascença, Dois Vizinhos, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Sucesso do Sul, Sulina, Pérola D’Oeste, Realeza e Chopinzinho.

De Jéssica Procópio/ Diário do Sudoeste.



INFORMATIVO

Veja Também

19.06.png
Lôgo - Azul-min.png
Imagem3.jpg

 AMIGOS DA

 NOSSA CULTURA