Buscar

Prefeitura de Clevelândia reabre espaço para expor peças antigas

03/05/2021


A prefeitura Municipal de Clevelândia, através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes, reativou no início do mês de abril o acervo de antiguidades do município. As peças, pelo menos algumas delas, faziam parte do extinto museu Antônio Sansão Carneiro. O intuito de separar um espaço para essas peças antigas é a preservação da memória cultural, com o papel de informar e educar por meio da exposição permanente.


Infelizmente com o passar dos anos e com a troca de gestores, muitos não entenderam a importância de cultivar a história e a cultura centenária de Clevelândia e não mantiveram a conservação do museu, culminando em seu término, e com isso muitas peças importantes acabaram se perdendo.


O que restou do acervo de antiguidades foi separado e realocado em duas salas em anexo a Biblioteca Cidadã, ao lado da Escola Arnaldo Busato, está aberto para visitação das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17 horas.


No local estão armazenados documentos antigos, moedas, cédulas, instrumentos musicais, máquinas, uma curiosa cadeira de dentista, entre outros.


Museu Histórico Antônio Sansão Carneiro

Na década de 1990, Através da Fundação Cultural Grower Cliveland, foi fundado o “Museu Histórico Antônio Sansão Carneiro”. Na época havia sido instalado, provisoriamente no 1º andar do Banco do Brasil. Entre as demais finalidades cumpria a instituição guardar e expor o acervo que retratava parte da história de Clevelândia.


Fazia parte da primeira diretoria: Alaor José Zankoski (presidente), José Ângelo Maschio (vice-presidente), Juiz Fernando Petry (1º secretário), Bernardo Rauta (2º secretário), Juarez Martins Filho (1º tesoureiro), Cezar Scaravello (2º tesoureiro), Nilton Loures e Victor Hufnner Pardal (oradores).


Confira algumas fotos:



278 visualizações

INFORMATIVO

Veja Também

Imagem1.jpg
09.2020.png
Imagem3.jpg

 AMIGOS DA

 NOSSA CULTURA

logo 2.png