top of page
Buscar

Bairro Araucária: Trabalho voluntário que faz a diferença

13/09/2021

Por Loidi Ferst


Você conhece as Ruas e os bairros de Clevelândia?


Ademir Pereira, responsável pelo local.

Nas tardes de domingo, aproveitamos para passear, não apenas pelo centro da cidade, onde geralmente é organizado, com flores, árvores e limpo. Mas procuramos sempre um bairro diferente da cidade, observamos as casas, as calçadas, o que pode ser mudado através de políticas públicas. O objetivo é divulgar e tornar exemplo as coisas boas.


Ainda no domingo, dia 5 de setembro, “visitamos” o bairro Araucária, passeando pelo local me deparei com esse lindo jardim no terreno público da prefeitura municipal, onde também possui academia para idoso e parquinho para crianças, localizado na Rua Jatobá, o que me chamou atenção, pelo cuidado e limpeza do local. Resolvi ir à busca de quem mantinha aquele lugar tão bem cuidado. Eis que encontro o senhor Ademir Pereira, que trabalhou por um tempo como jardineiro, entre outras profissões, hoje aposentado dedica seu tempo em cuidar do local, mantendo-o limpo, com flores e aconchegante. Em conversa ele contou que “no começo não foi fácil, as crianças sujavam, os vândalos arrancavam as flores, deu trabalho, mas agora todos já conhecem e começaram a cuidar também”.


Seu Ademir plantou as árvores, as flores, faz a poda e mantém tudo bem limpo, segundo ele, "esse trabalho já dura uns 20 anos", e é totalmente voluntário, o objetivo é deixar o bairro mais bonito, além de ser uma boa distração para ele.


A vizinha, Elisa Lima, que mora duas casas para baixo do seu Ademir, afirma que “ele foi muito persistente”, e acabou compartilhando o amor pelas plantas. “Eu acabo ajudando na fiscalização, ver se ninguém está estragando”, disse Elisa.


O conjunto residencial Araucária foi inaugurado em 30 de setembro de 1996, o terreno baldio, que muitas vezes acaba virando espaço para descarte de lixo pela população, foi transformado pela dedicação e cuidado.


Um grande e belo exemplo de cidadania. Voluntariado que transforma e gratifica o coração. Seja voluntário da sua Rua também, transforme, crie; A mudança que você tanto espera dos outros, começa em você!



Eu também quis registrar o momento. Loidi Ferst

bottom of page