top of page
Buscar

Joaquim Oliveira, atleta clevelandense que participou da corrida de São Silvestre aos 51 anos

14/10/2021

Por Loidi Ferst

Joaquim Oliveira aos 70 anos


Joaquim Neres de Oliveira, aos 70 anos, pratica sua corrida habitual de 12 km pelo menos três vezes na semana, essa rotina é cumprida desde quando mais jovem, “quando fico muitos dias sem correr me dói às pernas”, diz ele. Sempre ligado ao esporte, Joaquim tinha um sonho, participar da Corrida Internacional de São Silvestre, eis que um dia esse sonho se tornou realidade.






Em 1998, quando ainda era funcionário da Olvepar, o empresário Genir Crestani, tendo conhecimento das corridas de rua praticadas pelo seu Joaquim, decidiu patrocinar o atleta (passagens e diárias no hotel). Nesse tempo ele corria junto com Odelar Ruas Andrade, conhecido como Chicão, “fizesse chuva ou sol a gente tava correndo”, afirmou.


Joaquim Oliveira

A Corrida Internacional de São Silvestre, realizada desde 1925 na cidade de São Paulo, tem o percurso de 15 km, a mesma distância treinada por Joaquim e Chicão. Os dois, representando o município de Clevelândia, participaram da prova e fizeram bonito. “Nós ficamos 200 metros dos primeiros colocados, debaixo de um sol de 31ºC, realizamos o percurso em 58m”, contou. Naquele ano o campeão foi o queniano Paul Kibii Tergat, completando a prova em 52m12s, ele venceu por cinco vezes a Corrida de São Silvestre, tornando-se o recordista da prova em número de vitórias.




Joaquim Oliveira e Chicão.

Seu Joaquim tinha 51 anos quando correu na São Silvestre, “foi maravilhoso, se eu pudesse participaria de novo e recebi medalha”, disse orgulhoso. Ele conta que participou de muitas corridas rústicas tanto no Sudoeste do Paraná, como no Rio Grande do sul e Argentina. Ao lado do Chicão, foram os únicos atletas clevelandenses a participar de umas das corridas mais importantes do país.








Infelizmente ainda não há incentivo efetivo para o atletismo, pois ainda acredita-se que somos apenas o país do futebol. Aos 70 anos, Joaquim é exemplo de vitalidade. Alegre, disposto e motivado nos trabalhos sociais, mostra que a atividade física faz bem a saúde, para a alma e rejuvenesce.


Corrida de São Silvestre

Todos os anos, milhares de atletas do mundo inteiro desembarcam no Brasil para participar da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece sempre no dia 31 de dezembro. A corrida é a competição de rua mais famosa do país e a mais importante da América Latina. Divididos em grupos, os primeiros a largarem são os atletas de elite, em seguida os amadores.

Medalha conquistada














Comments


bottom of page